Aprender a começar e a terminar

Hoje resolvi dar sequência ao compromisso que assumi com ninguém além de mim mesma de escrever num blog.

Existem algumas motivações que me fizeram optar por este formato, algumas profissionais, outras muito pessoais, quase de ordem nostálgica, pois me remetem a tempos em que era comum termos espaços personalizados na internet.

Aqui, pretendo inicialmente resgatar alguns textos meus que estão perdidos em diversos locais, como outros blogs que não utilizo, cadernos, diários, anotações soltas… De alguma forma, quero juntar os fragmentos do que posso definir como “minha escrita”, e estabelecer algum tipo de organização, ainda que isso signifique uma enorme confusão de tempos e ideias.

Gostaria inicialmente de conseguir enxergar esses feitos ao longo da minha trajetória menos como rígidas memórias no tempo – algo que aprendi que me traz muito sofrimento -, e mais como entrelaçados de ideias que estão em constante mutação, e que existem na medida em que sigo viva no presente.

A prática daqui vai ser exercitar um pouco de algo que minha mãe escreveu em seu diário de quando estava grávida de mim, aos seus 27 anos. Entre muitos anseios, desejou que eu aprendesse a ser paciente. A tecer, costurar. A começar e a terminar.

Por coincidência, meu ex-chefe me contou uma vez que a escrita era uma prática idêntica à costura: requer trabalhar os detalhes sem que se percam de um todo. É preciso se empenhar no começo, meio e fim (que não deixam de ser um só).

Não sou costureira, nem escritora, mas se os princípios de ambos os labores são parecidos, espero conseguir apreender um pouquinho da engenhosidade com linhas, agulhas e tecidos que as gerações de mulheres da minha família carregam e tecer através de palavras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s